sábado, 20 de abril de 2013

Mais e esse tal de óleo de coco, emagrece mesmo?

Galara o post desta semana vai para o meu amigo farmacêutico Rodolpho Pereira de Oliveira que me sugeriu este assunto dizendo também queria saber mais a respeito ;)

Para darmos início a esta discussão sobre esta “substância milagrosa” primeiro vou explicar brevemente o conceito de metabolismo e alguns fatores que podem alterá-lo.

Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando.


Fatores que afetam o metabolismo

Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores como tecido muscular, alimentação, freqüência das refeições, atividade física,ingesta de água,sexo ( homens tem metabolismo diferente das mulheres e vice e versa) e Idade ( quanto mais idade mais desacelerado o metabolismo fica) e temperatura ambiente. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo.



O Coco (C. nucifera) pertence à família Arecaceae (Palmae) e à subfamília Cocoideae. O óleo é, em geral, extraído a frio a partir da massa do coco.

Quanto maior o grau de saturação, mais dura a gordura será. No entanto, o óleo de coco é uma exceção, pois apesar de ser altamente saturado, é liquido, devido à predominância de ácidos graxos de cadeia média (AGCM), que correspondem a 70-80%.










Podemos verificar a descrição da combinação de triglicérides do óleo de coco, onde é possível observar o predomínio do ácido láurico, que parece ter menos efeitos deletérios no perfil lipídico do que o ácido palmítico, presente em gorduras saturadas de origem animal, por exemplo.












Os AGCM são rapidamente absorvidos no intestino, mesmo sem sofrer ação da enzima lipase pancreática.Os ácidos graxos de cadeia longa (AGCL), por outro lado, necessitam da lipase pancreática para a absorção e são transportados pela linfa para a circulação sistêmica na forma de quilomícrons, para depois atingir o fígado, onde eles passam por beta oxidação, biossíntese de colesterol, ou são resintetizados como triglicérides. Já os AGCM são transportados pela veia porta para o fígado, onde são rapidamente oxidados, gerando energia. Ao contrário dos AGCL, os AGCM não participam do ciclo de colesterol e não são estocados em depósitos de gorduras.

Mais não entrarei em deméritos aqui sobre a atuação ou estudos deste mesmo relacionado ao perfil lipídico e sim relacionado à perda de peso, pois no mundo fitness este mesmo é usado com este intuito.

Portanto; resumindo toda esta história teremos:


A gordura é convertida rapidamente no fígado em energia, sendo processada como se fosse carboidrato, combustível, dando a sensação de bem estar e saciedade. Diferentemente do carboidrato, o óleo de coco não aumenta a glicose e não estimula e nem interfere nos níveis de insulina, colaborando na perda de peso, colabora para redução dos níveis de colesterol total, triglicérides, LDL e aumenta as taxas de HDL colesterol (bom colesterol).



Lembrando que:

Fica claro que, apesar das diversas teorias positivas sobre o óleo de coco, os estudos ainda são escassos e controversos, tanto para o perfil lipídico quanto para o emagrecimento.É importante ter em mente que a gordura saturada do óleo de coco, mesmo que com melhor composição que outras fontes de gordura saturada, deve ter seu consumo restrito.Ainda é válida a recomendação de que uma dieta de alta qualidade para saúde deve limitar a ingestão de gordura saturada (7% do valor calórico total da dieta), substituir gordura saturada por monoinsaturada e poliinsaturada, aumentar o consumode ômega 3, fibras solúveis, vegetais e frutas.



O uso de suplementos a base de óleo de coco está longe de ser um
milagre para emagrecer. Certamente seu uso é mais um modismo, sem
respaldo científico.












Não que o óleo de coco não irá te ajudar a emagrecer, mais este deverá ser usado de forma correta, em doses que não sejam exageradas e é claro, aliado a dieta e exercícios físicos para que se obtenha um bom resultado, pois apesar da falta de estudos sobre este óleo, se este for utilizado de maneira correta como dito anteriormente de fato há uma elevada %  de emagrecimento, que apesar das coisas nunca foi mistério pra ninguém : O conjunto da obra é que lhe dará o resultado.


Alguns dos benefícios oferecidos:


Bom galera pra fechar o post gostaria de fazer um pequeno jabá aqui pro meu Parceiro Marcio Eivazian com sua loja Toca do Suplemento suplementos e nutrição esportiva aqui em Santos na Afonso Pena, 498 tel: 33015801/ 78212081 tocadosuplemento@hotmail.com
Compro meus suplementos aqui e recomendo muito, preços muito bons, qualidade em atendimento e produtos de qualidade.


Lembrando sempre que criticas e elogios são sempre bem vindas aqui abaixo nos comentários.

Isso ai galera até o próximo post







Nenhum comentário:

Postar um comentário