sábado, 27 de abril de 2013

Cafeína com Ponderação, uma poderosa aliada.



Segundo alguns autores como Gomes,Tirapegui, Maughan; Pipe, Ayotte,  Juhn,; Coyle, entre outros, a utilização de alguns suplementos nutricionais e substâncias com potencial ergogênico tem se mostrado eficiente por retardar o aparecimento da fadiga e aumentar o poder contrátil do músculo esquelético e/ou cardíaco, aprimorando, portanto, a capacidade de realizar trabalho físico, ou seja, a performance atlética.

Desse modo, a cafeína tem sido utilizada como substância ergogênica de forma aguda, previamente à realização de exercícios anaeróbios (alta intensidade e curta duração), com o intuito de protelar a fadiga e, conseqüentemente, aprimorar a performance.



Nos últimos anos a cafeína tem sido alvo de inúmeros estudos envolvendo exercícios físicos com características aeróbias (moderados de média e longa duração), sendo que os achados até o presente momento têm demonstrado que esta substância é um eficiente agente ergogênico em exercícios físicos aeróbios.






A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é um derivado daxantina, quimicamente relacionada com outras xantinas:teofilina (1,3-dimetilxantina) e teobromina (3,7-dimetilxantina).


A biotransformação da cafeína ocorre em maior proporção no fígado, no qual existe maior concentração de citocromo P450 1A2 (esta é a enzima responsável pelo metabolismo desta substância).

                                          
Ocorre primeiramente a remoção do grupo metil nas posições 1 e 7, catalisada pelo citocromo P450 1A2, o que possibilita a formação de três grupos metilxantina (Ferdholm, 1985). 





Em humanos, a maior parte do metabolismo da cafeína ocorre pela mudança na posição do grupo metil 1,3,7 possibilitando predominância (84%) na forma de paraxantina (1,7-dimetilxantina), seguida de teofilina (1,3-dimetilxantina) e de teobromina (3,7-dimetilxantina) (Sinclair, Geiger, 2000).



Embora a maior parte da biotransformação da cafeína ocorra no fígado, outros tecidos, incluindo o cérebro e o rim, também participam nesse processo, pelo importante papel na produção de citocromo P450 1A2 (Goabduff et al., 1996). A cafeína é lentamente catabolisada, apresentando meia-vida de 4 a 6 horas (McLean, Graham,1998).

Em estudos diversos com base na ingestão média de 5mg/kg, relacionado com exercícios, observou resultados positivos no desempenho, pois a Cafeína exerce ação na funcionabilidade da Bomba de Sódio e Potássio (Na+-K+), regulando as concentrações de K+ no meio intra e extracelular, deixando o meio intracelular com concentrações altas e no meio extracelular com concentrações baixas, contribuindo desse modo para um adiamento da fadiga. 

Outros estudos vêm mostrando resultados positivos com o consumo de Cafeína , entre eles o estudo realizados por Silveira e colaboradores, 2004; mostrou que a ingestão da Cafeína (5mg/kg) por atletas ciclistas induziu a lipólise e contribuiu para a utilização da glicose pelas células musculares, aumentando então o tempo de exaustão. O processo da lipólise associado a cafeína está relacionado a liberação da epinefrina da medula adrenal (glândula localizada acima dos rins) o que estimula a vasodilatação, broncodilatação, glicogenólise (melhora a disponibilidade de glicose) e a lipólise. A epinefrina age bloqueando os receptores de adenosina (inibidor da lipólise) e da enzima fosfodiesterase. 


Essa inibição promove um aumento dos níveis celulares de AMPc, que ativam as lípases hormônio sensíveis, promovendo então a lipólise. Essa quebra das células de gordura ativada acelera a liberação e penetração dos ácidos graxos no plasma, promovendo a economia de glicogênio hepático e muscular, resultando em um aperfeiçoamento em exercícios de endurance


Agora você deve estar pensando: AHHHH É POR ISSO QUE TODO TERMOGÊNICO É A BASE DE CAFEÍNA (E EFEDRINA)?


A resposta esta clara : SIM!

PORÉM NÃO ADIANTA SAIR POR AI ENCHENDO A CARA DE CAFEÍNA PARA PERDER GORDURA, POIS ESTA SÓ FARA EFEITO SE INGERIDA ANTES DO EXERCÍCIO FÍSICO E SUA REALIZAÇÃO CERCA DE  MAIS OU MENOS UNS 20 MIN POSTERIORES A INGESTA.











Mais alto lá! Antes de sair por ai enchendo a cara de cafeína serve o seguinte aviso:












O uso continuo de xantinas causa um aumento de AMP( como dito acima) , este aumento de AMPc  induz a via dependente de AMPc levando a um aumento de acidez estomacal, ou seja, não abuse de xantinas pois provavelmente se o fizer estas poderão lhe presentear com uma uma gastrite.



Outro ponto importante sobre a cafeína que acho bem interessante de frisar aqui pra vocês é que, além de poder causar dependência a cafeína também pode ter níveis de tolerância fazendo com que seus usuários sejam obrigados a aumentar a dose para que se tenha um efeito(igual o efeito platô do clenbuterol citado em posts anteriores).






Bom galera pra fechar o post gostaria de fazer um pequeno jabá aqui pro meu Parceiro Marcio Eivazian com sua loja Toca do Suplemento suplementos e nutrição esportiva aqui em Santos na Afonso Pena, 498 tel: 33015801/ 78212081 tocadosuplemento@hotmail.com.


Compro meus suplementos aqui e recomendo muito, preços muito bons, qualidade em atendimento e produtos de qualidade








Nenhum comentário:

Postar um comentário